<$BlogRSDURL$>

terça-feira, agosto 17, 2004

Areia 

Foram precisos quinze dias, mas finalmente ontem, o meu filho sentou-se pela primeira vez na areia da praia. A luta entre aquelas coisas pequeninas que arranham o rabo e a vontade de explorar do meu filho durou duas semanas e mais qualquer coisa. E a curiosidade venceu. Sentou-se na areia, com um balde cheio de água do mar e algas à frente e brincou durante alguns minutos. Depois decidiu lavar os pés dentro do balde e acabou com a brincadeira.
Aconteceu tudo na praia de São Lourenço, Ericeira. Acho que a principal razão para a resistência do meu filho é que esta praia tem uma areia inusitadamente grossa. Sem exagero, cada grão deve ser o quádrupulo de um grão de areia de qualquer praia algarvia. Daí a desconfiança do miúdo.
Outro factor que estava a pesar era a irregularidade do terreno. Aquele incómodo de andar sempre a torcer os tornozelos e a meter os pés em buracos. E depois há o barulho do mar e as algas e as raquetas e as bolas!
Mas eu gosto de praia! Adoro! Desde pequenino que sou daqueles frequentadores que ficam até às oito da noite dentro de água... Ou na areia. O meu filho é que andava desconfiado.
Pois. Mas agora já é um banhista como os outros. Já se enche de areia, atira água em todas as direcções. Qualquer dia ainda o apanho deitado debaixo do chapéu-de-sol a ler o Expresso.
Mas este passo do meu filho é também um sinal de que ele está a crescer. Muito. Que está a dominar os medos e que se está a emancipar. Está a ficar grande. Esta coisa de colocar os pés na areia tem algo de emblemático. Lembra os navegadores portugueses a chegarem ao Brasil, os astronautas a colocarem um pé na Lua. Marca o momento, deixando uma marca na areia.
Nós não assistimos em directo. Estamos ambos a trabalhar. Apesar disso, fazemos todos os dias 30 quilómetros de ida, e mais 30 de volta, para podermos gozar um misto de praia e escritório e proporcionar ao nosso filhote umas férias de praia. Os avós tiraram fotografias digitais e ao fim do dia vimos com nostalgia a mais uma conquista do nosso filhote.
O Verão quando chega, não é para todos.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Listed on Blogwise
Site Meter Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com